O SUV mais premiado do mundo, o Jeep® Grand Cherokee redefiniu o segmento de SUVs de luxo em 1992 – uma categoria criada nos anos 1960 pela própria Jeep, com o Wagoneer. 

Sua primeira aparição pública, impactante e inesquecível, já sinalizava o surgimento de uma lenda: ele acelerou, subiu as escadas e detonou as portas de vidro do Cobo Hall, palco do Salão de Detroit. De fato, ali nascia um verdadeiro ícone, sinônimo de luxo, design e capacidade 4x4 – que chegou em terras brasileiras dois anos após esse feito, em 1994, e está à venda desde então, representando o topo da gama Jeep. 

O Grand Cherokee é definitivamente o sonho do SUV premium materializado pela Jeep, que evoluiu em todos os aspectos ao longo de três décadas, e ressurge agora por aqui como o mais luxuoso, capaz e avançado tecnologicamente de todos os tempos.  


Definitivamente Atemporal  

O Jeep Grand Cherokee é um SUV perfeitamente alinhado com cada tempo. E agora, na configuração Grand Cherokee 4xe (pronuncia-se “four by e”) híbrido plug-in, o típico ronco do motor de um veículo grande e desbravador ganha também a companhia do silêncio quase absoluto em uma configuração híbrida, ampliando a possibilidade de curtir a liberdade, que é pura representação do espírito da marca, em total conexão e sintonia com o ambiente. 


“O Grand Cherokee é um ícone global e trazer aos clientes brasileiros a quinta geração desse modelo é muito emblemático! O mercado brasileiro é muito importante para a Jeep e temos produtos com muita tecnologia embarcada em nossa gama. O Jeep Grand Cherokee 4xe chega para enriquecer ainda mais a nossa oferta por aqui, com tecnologias e sistemas off-road que só ele tem no seu segmento e, para completar, ainda é um híbrido.” afirma Everton Kurdejak, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Jeep no Brasil.


Principais novidades da quinta geração 


Motores eco-friendly: com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico, trata-se do Grand Cherokee com maior capacidade 4x4 e mais sustentável de todos. Carrega o compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero).  

Mais tecnológico e seguro: traz sistema UconnectTM 5 e diversos recursos avançados de segurança, incluindo as tecnologias semiautônomas do ADAS de nível 2 e câmeras com visão 360°. 

Mais espaço e versatilidade: o novo Jeep Grand Cherokee 4xe oferece níveis aprimorados de conforto e espaço, uma vez que é mais longo, mais alto e com maior entre-eixos. 


Lendária capacidade 4x4 Jeep 


A habilidade para encarar todo tipo de terreno com naturalidade e total tranquilidade faz parte do DNA da Jeep, e quem comanda as ações off-road no Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in é o sistema Quadra-Trac II® 4x4. Este sistema utiliza sensores para identificar quando os pneus estão escorregando, e por meio de uma caixa de transferência ativa direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, garantindo a tração ideal para a situação.  

O SUV dispõe de um seletor de terrenos com cinco modos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock. O sistema entrega ao condutor a possibilidade de escolha do modo de condução ideal para enfrentar qualquer tipo de desafio que surgir pelo caminho. O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4x4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de freio antibloqueio (ABS) e sistema de direção. 

No modo Auto, o carro faz todo o trabalho: ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência. Já o modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o Grand Cherokee 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. Ao selecionar o modo Sport, o condutor pode aproveitar ao máximo toda a potência disponível, e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4x4. E se o objetivo for escalar pedras e superar grandes desafios em baixa velocidade, o modo ideal é o Rock. 


Além disso, o Grand Cherokee 4xe também disponibiliza aos clientes acesso em tempo real aos dados de desempenho off-road na central multimídia, com o Off-Road Pages. Essas informações otimizam a experiência durante as aventuras, como inclinação lateral e vertical, altitude, coordenadas, e a temperatura da transmissão. 


Autêntico design Jeep 

Feito para impressionar, afinal são 4.914 mm de comprimento, 2.149 mm de largura e 1.799 mm de altura; pela assinatura constituída por faróis full LED (incluindo as luzes de neblina), muito bem integrada e harmonizada com a identidade visual da marca; pelas linhas fluídas; pelas grandes e chamativas rodas de liga leve de 20”; pelos ângulos de transposição (25,7° de entrada / 26,6° de saída / 16,3° de rampa / altura mínima de solo 214 mm); pelo refinamento nos acabamentos; pelo trabalho impecável em absolutamente todos os detalhes. 


É, definitivamente, impossível ficar alheio a sua presença imponente e cheia de personalidade.  


A mesma definição pode ser atribuída ao seu interior, capaz de entregar conforto “aos olhos”, graças ao cuidado em termos de acabamento e alto nível de refinamento, e “aos sentidos” também, com um pacote de equipamentos que permite garantir que toda viagem a bordo seja uma experiência memorável e incomparável. 


A lista de série é ampla, e inclui itens como partida remota do motor, banco elétrico para o motorista e passageiro com oito direções de ajuste e memória para o do motorista, bancos com acabamento premium, vidros acústicos, aquecimento para os assentos dianteiros e traseiros e resfriamento para os dianteiros, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, abertura do carro e partida do motor por chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico e digital, retrovisores elétricos com memória, porta-malas elétrico, entre muitos outros.  


Para arrematar os conteúdos de destaque, o SUV conta com um sistema de som premium Alpine, com 8 alto falantes e um subwoofer, amplificador de 506 Watts e cancelamento ativo de ruído. Além disso, o Jeep Grand Cherokee 4xe conta também com o teto solar elétrico e panorâmico Command View, que amplia não somente a luminosidade dentro do veículo, como também a sensação de liberdade para quem está a bordo.  


E isso é apenas uma amostra, pois o Grand Cherokee 4xe oferece ainda mais.  


Tecnologia e conectividade

Uma das grandes novidades do Jeep Grand Cherokee 4xe em termos de tecnologia é a o sistema UconnectTM 5, que além da central multimídia touchscreen de 10.1” com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Por meio do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.  

O modelo ainda conta com painel de instrumentos com tela totalmente digital e HD de 10,25”, e Head-Up Display colorido de 10”, que trabalha de maneira integrada com a Central Uconnect para projetar as informações de condução essenciais em posição com melhor visibilidade para o motorista. O modelo também conta com o retrovisor interno digital, que pode ser ativado pelo motorista para manobras e no uso diário quando há pessoas no banco traseiro. Para completar, há carregador por indução para smartphones, posicionado no console central. Além disso, o modelo conta também com 4 entradas USB e 4 USBC, sendo 2 de cada no console dianteiro e 2 na segunda fileira.   


Quando o assunto é segurança, o Grand Cherokee 4xe garante uma oferta que se traduz em confiança e tranquilidade total. Isso porque o SUV entrega um pacote de equipamentos muito completo e moderno, que se soma aos recursos de última geração presentes no Active Driving Assist de nível 2. Confira tudo o que é considerado de série: 

  • Frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos): por meio do uso de sensores posicionados na parte frontal do veículo, este sistema alerta o motorista sobre a possibilidade de impacto frontal, ou ainda sobre a presença de obstáculos, podendo acionar automaticamente os freios caso não tenha resposta do condutor.   

  • Monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa): sistema que mede a posição do veículo dentro dos limites da pista. Se detectar um desvio de faixa não-intencional, o sistema pode emitir alertas ao condutor e efetuar a correção do veículo de volta ao centro da faixa.   
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go: sistema que ajusta automaticamente a velocidade de condução, a fim de manter uma distância segura (pré-selecionada) do veículo à frente. O sistema também retoma a marcha sozinho após paradas rápidas. 

  • Monitoramento de pontos cegos: através de sensores, este sistema detecta a presença de outros veículos nas zonas de ponto cego do condutor, podendo direcionar automaticamente o veículo de volta à faixa até que identifique a condição ideal para a mudança de faixas.  

  • Assistência de colisão em interseções: em cruzamentos, este sistema ajuda a detectar a presença de outros veículos ao redor e emite alertas sonoros e visuais ao motorista em caso de possível situação de colisão.
      
  • Câmeras com visão 360 graus: oferece uma visão completa e aérea do veículo e arredores.  

  • Câmera off-road: Ela usa uma lente do tipo grande-angular e fica posicionada centralmente junto à grade. Seu acionamento é feito por meio da tela do sistema multimídia UConnect e permite ao motorista enxergar obstáculos à frente mesmo nas trilhas mais fechadas ou inclinadas.  

  • Farol alto com Comutação Automática: utiliza um sensor para detectar a luminosidade ambiente, inclusive dos faróis de veículos que transitam no sentido contrário, adaptando automaticamente a intensidade e o facho dos faróis.   

  • Sensores de estacionamento frontal e traseiro: usa sensores localizados no painel / extremidades dianteiro e traseiro do veículo para alertar o motorista sobre a aproximação de obstáculos, facilitando o estacionamento.  

  • Controles de descida e de subida (HDC e HSA): o Hill Descent Control é um controle automático de descida, que aciona automaticamente os freios nas descidas íngremes. Caso o carro escorregue de um lado para o outro, o sistema também corrige o movimento automaticamente, fazendo com que o carro desça da forma mais segura, no sentido perpendicular. Já o Hill Start Assist mantém os freios do veículo acionados quando se tira o pé do pedal, permitindo passar para o acelerador sem que o veículo recue.  
  • Controle de Pressão dos Pneus com alerta: sistema que monitora o volume de ar dentro dos pneus e envia um alerta ao condutor quando há necessidade de calibragem.  

  • 8 airbags: motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho.

Sua capacidade de aliar desempenho e eficiência, adaptando o veículo a cada perfil de uso de maneira muito específica, seja para deslocamentos de rotina na cidade, longas viagens em rodovias com tranquilidade de autonomia, ou ainda, para explorar um circuito fora de estrada de maneira sustentável, silenciosa e em total integração com a natureza. Para isso, o sistema dispõe de três modos de direção: 


Hybrid: modo padrão, que combina as forças dos motores turbo 2.0l e elétrico para uma entrega eficiente que reúne potência máxima, torque instantâneo e aceleração impressionante. Neste modo, o veículo prioriza a energia da bateria, adicionando torque ao motor turboalimentado para maximizar a capacidade de resposta.  

Electric: no modo elétrico, a emissão é quase zero e ainda proporciona torque instantâneo cada vez que o acelerador é pressionado. Neste modo, o motor térmico só é ativado quando o motorista solicita potência máxima, e ao utilizar toda a carga da bateria, o veículo reverte automaticamente para o modo híbrido. 

E-Save: esse modo oferece duas funções. Na configuração padrão ele mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, permitindo utilizar a energia posteriormente em locais ou situações onde o condutor preferir uma condução elétrica. No modo de recarga o motor térmico é acionado para carregar a bateria de alta tensão durante o uso do Grand Cherokee 4xe. 

O sistema híbrido plug-in permite que o Grand Cherokee 4xe aproveite ao máximo outro recurso dos motores elétricos: a frenagem regenerativa. Ao aliviar o acelerador ou pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais. 


Recarga da bateria 


A possibilidade de recarregar o veículo na casa do cliente é outro diferencial do Jeep Grand Cherokee 4xe. Basta que o proprietário utilize o carregador doméstico portátil incluso no modelo e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos aterrada.  


Desta forma, o Grand Cherokee 4xe pode ser 100% recarregado a partir de duas horas e meia, de acordo com a tensão escolhida. Essa escolha da tensão de carregamento da bateria poderá ser configurada em cinco modos (1 - mais baixo e 5 - mais alto) pela central multimídia do veículo.  Além do carregamento em tomadas, os clientes também poderão utilizar wallbox como opção de carregamento.